Com imenso pesar, o Instituto de Ciências Humanas, o Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da UnB comunicam o falecimento do professor titular aposentado José Flávio Sombra Saraiva, no último dia 18 de maio de 2024.

A Universidade de Brasília era a sua alma mater, onde graduou-se em 1981 em dupla habilitação - Relações Internacionais e História. Com Mestrado em História pelo Colegio do México (1985) e doutorado, PhD em Humanidades, área de História das Relações Internacionais  realizado na The University of Birmingham (1991), ingressou no Departamento de História como jovem professor no ano de 1986, sendo chefe deste departamento na gestão de 1992-1993 e coordenador do seu PPGHIS nos anos 1996-1998. Neste departamento lecionou as disciplinas História Contemporânea e História da África, na graduação. Na pós-graduação atuou na Linha de Pesquisa de História das Relações Internacionais. Grande incentivador da História da África, presidiu o primeiro concurso público para esta disciplina no HIS/UnB e atuou ativamente junto à CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Pesquisador Nível 1 do CNPq, com estudos pós-doutorais na Universidade de Oxford, Inglaterra (1998), era um entusiasta da vida acadêmica em todas as suas dimensões. Participou da criação do curso de doutorado do PPGHIS, instalado em 1994, e de sua primeira revista acadêmica,Textos de História.

O professor Saraiva foi orientador dedicado de inúmeros estudantes de graduação, especialização, mestrado e doutorado e autor e organizador de 13 livros e dezenas de artigos. Com vasto trânsito internacional, foi professor visitante em universidades da Europa, Ásia, África e América Latina. Migrou para o Instituo de Relações Internacionais quando este entrou em funcionamento  no ano de 20002, vindo a ser Professor Titular  deste instituo  por concurso público.
Natural de Limoeiro do Norte, este cearense era um lutador, profissional competente e colega querido. Músico diletante, animava os encontros festivos do departamento dedilhando seu violão ou batendo seu atabaque. Além de sua rica  trajetória acadêmica, sua jovialidade, espírito alegre e agregador é a imagem a ser lembrada, a memória a ser cultuada.

Aos familiares, amigos, colegas e conhecidos do professor Flávio Saraiva, os sentimentos da comunidade acadêmica.

Direção do ICH
Chefia do HIS