Atividades de extensão do HIS em 2024
1964: projeções de um passado que não passa
Resumo: O projeto almeja expandir ainda mais as intervenções urbanas, artísticas e culturais do projeto de extensão Memória e Ditadura Militar nas Escolas Públicas do DF, ao realizar uma ação de extensão em conjunto com o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania – MDHC, no dia primeiro de abril de 2024, data que marca os 60 anos do golpe civil-militar brasileiro de 1964. A ação consiste em realizar uma Projeção Mapeada de uma série de imagens e fotografias de acervos, frases e de produções de conteúdo que estabeleçam um diálogo sobre a ditadura civil-militar e suas graves violações dos direitos humanos, na parte externa do Museu Nacional da República, para o fortalecimento de uma política de memória. A escolha e curadoria das imagens, fotografias e frases que serão projetadas terão, em seu cerne, o comprometimento com a defesa dos direitos humanos e a denúncia dos crimes cometidos durante a ditadura civil-militar. As imagens serão selecionadas a partir de uma curadoria especializada realizada por professores e alunos do Departamento de História da Universidade de Brasília.
Coordenação geral: Prof. Dr. Mateus Gamba Torres
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: externo
Alexandre e Napoleão além das telonas: seleção e análise de excertos da obra de Theodore Ayrault Dodge (1842-1909). Tradução e leitura, cartilha pedagógica e oficina para professores do ensino fundamental e médio do DF
Resumo: Se os interesses do presente pelo passado despertam controvérsias, também o presente das controvérsias deita raízes no passado. Na série de conferências “Controvérsias públicas: uma experiência historiográfica”, intelectuais foram convidados a discorrer sobre temas de suas especialidades inspirados na disputa verbal em práticas intelectuais ocidentais. Quando o dissenso era objeto de uma técnica, muitos entendiam que ponderar exaustivamente os prós e os contras em torno de um problema real ou fictício era a melhor maneira de mover as paixões humanas e fazer bom uso da razão. Indo além das particularidades históricas em que foram aplicados, os conferencistas convidados irão retomar métodos das controvérsias do passado para discutir grandes questões da atualidade.
Coordenação geral: Prof. Dr. Henrique Modanez de Sant'Anna e Prof.ª Dr.ª Camila da Silva Condilo
Integrantes: Ana Livia Fernandes Silva, Ana Lucia Pereira Souza, Cleber Victor Matos Dos Santos, Daniel Oliveira Lima, Danilo Corrêa Bernardino, Isabella Alves Rodrigues, Nathalia Catarina Gomes Da Silva, Thiago Do Amaral Biazotto.
Tipo de atividade de extensão: projeto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: pemac.unb.br
Atlas Digital da América Lusa
Resumo: O Atlas é uma proposta colaborativa, que congrega pesquisadores de diversas instituições. A ferramenta base foi desenvolvida pelo Laboratório de História Social (LHS) da Universidade de Brasília, usando tecnologia do Ministério do Meio Ambiente, o software I3GEO. O LHS/UnB também produziu mapas base com informações de unidades urbanas e populacionais do período entre 1500 e 1800, além de outros bancos de dados de informações geográficas. Sendo uma ferramenta colaborativa, no espírito da chamada web 2.0 no qual há ênfase no trabalho de equipe e troca livre de informações, o ATLAS DIGITAL DA AMÉRICA LUSA é um espaço de interação. Nele podem ser publicados dados espacializados de diversas pesquisas ou mesmo informações que possam passar pelo processo de geoprocessamento a cargo do LHS/UnB. A ideia é que diversos pesquisadores possam enviar informações de seus estudos e, ao mesmo tempo, usufruir deste grande banco de dados coletivo revisado, organizado e certificado, assim como da cartografia produzida.
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Luís Gil
Tipo de atividade de extensão: projeto, produto
Site: lhs.unb.br/atlas
Controvérsias públicas: uma experiência historiográfica
Resumo: Se os interesses do presente pelo passado despertam controvérsias, também o presente das controvérsias deita raízes no passado. Na série de conferências “Controvérsias públicas: uma experiência historiográfica”, intelectuais foram convidados a discorrer sobre temas de suas especialidades inspirados na disputa verbal em práticas intelectuais ocidentais. Quando o dissenso era objeto de uma técnica, muitos entendiam que ponderar exaustivamente os prós e os contras em torno de um problema real ou fictício era a melhor maneira de mover as paixões humanas e fazer bom uso da razão. Indo além das particularidades históricas em que foram aplicados, os conferencistas convidados irão retomar métodos das controvérsias do passado para discutir grandes questões da atualidade.
Coordenação geral: Prof. Dr. Luiz César de Sá
Tipo de atividade de extensão: evento
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Cursinho Popular Ceilândia Norte
Resumo: O presente projeto procura animar a comunidade educacional ceilandense desde a demanda do Centro de Ensino Médio 02 de Ceilândia para construção de um cursinho popular aberto ao público. Essa demanda da comunidade, aparece no contexto em que o Novo Ensino Médio já afeta a estrutura e a qualidade de ensino oferecida desde que foi implementado. Dessas observações, surgiu a necessidade de expandir e complementar um sistema de ensino que se tornou fragmentado em seus conteúdos, através do oferecimento de aulas preparatórias a vestibulares para alunos de zonas periféricas do Distrito Federal. Dessa maneira, o presente projeto estruturar aulas quinzenais aos sábados com a presença de licenciandos da Universidade de Brasília e professores da rede pública. Dessa articulação entre universidade e escola, é esperado impactar os jovens de Ceilândia com um ensino de qualidade que possa ao mesmo tempo: complementar suas aprendizagens e prepará-los de maneira adequada para a realização de processos vestibulares, com ênfase no Programa de Avaliação Seriada da Universidade de Brasília (PAS-UnB).
Coordenação geral: Prof. Dr. Mateus Gamba Torres
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: Edital Licenciaturas em Ação 2024
Dados e Indicadores de Violências contra as Mulheres Indígenas no Brasil
Resumo: Esta pesquisa busca produzir dados e indicadores sobre violências contra mulheres indígenas brasileiras, por meio de uma escuta sobre o cenário atual relacionado ao tema. Trata-se de uma parceria firmada entre a UnB e Secretaria Nacional de Enfrentamento à Violência contra Mulheres /Diretoria de Proteção de Direitos - DPD / Ministério das Mulheres. Utilizaremos estratégicas metodológicas combinadas e simultâneas: revisão bibliográfica, levantamento documental, escuta de mulheres em rodas de conversa, questionário sobre perfil sociopolítico, experiência e percepção da violência, além de grupos focais com mulheres identificadas como peças-chave de escuta e aprofundamento. A elaboração desta metodologia resulta da participação de reuniões com a Articulação Nacional das Mulheres Indígenas Guerreiras da Ancestralidade (ANMIGA) e com o Ministério das Mulheres. A partir de um questionário (digital/online), aplicado a mulheres indígenas dos seis biomas brasileiros (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal), esta pesquisa pretende produzir dados e indicadores de violência contra mulheres indígenas que possam orientar/subsidiar a formulação, implementação e avaliação de ações governamentais de enfrentamento à violência contra mulheres indígenas, bem como de acolhimento e assistência às vítimas dessas violências.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela (HIS), Prof.ª Dr.ª Susane Oliveira (HIS), Prof.ª Dr.ª Mônica Nogueira (FUP, CDS/ PPG PCTs), Prof.ª Dr.ª Stéphanie Nasuti (CDS/ PPG PCTs), Prof.ª Dr.ª Marianna Holanda (FCE/ PPG Bioética)
Integrantes: estudantes de graduação e pós-graduação
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: parceria com o Ministério das Mulheres
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Descrição bibliográfica e material das obras impressas no século XVIII preservadas na Seção de Obras Raras da Biblioteca Central da Universidade de Brasília
Resumo: O levantamento das características materiais de livros raros permite maior conhecimento de um acervo bibliográfico, sobretudo por meio da identificação das características de produção e das marcas de proveniência e uso dos itens preservados. Desse modo, busca-se, com este projeto de extensão, realizar uma minuciosa descrição bibliográfica e material das obras impressas no século XVIII preservadas na Seção de Obras Raras da Biblioteca Central (BCE) da Universidade de Brasília (UnB). Com isso, pretende-se capacitar alunos e alunas de graduação para realizar trabalhos dessa natureza e permitir melhor conhecimento das comunidades acadêmica e externa à universidade sobre as obras raras que integram o patrimônio bibliográfico da Universidade de Brasília.
Coordenação geral: Prof. Dr. André de Melo Araújo
Integrantes: Prof.ª Dr.ª Greyciane Souza Lins (FCI), Me. Néria Lourenço (BCE), Dr. Raphael Diego Greenhalgh (BCE), entre 8 e 10 alunxs de graduação.
Tipo de atividade: projeto
Financiamento: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)
Memória e ditadura: projeções de resistência e Darcy Ribeiro
Resumo: O projeto aqui proposto almeja expandir ainda mais as intervenções urbanas, artísticas e culturais do projeto de extensão “Memória e Ditadura Militar nas Escolas Públicas do DF”, ao realizar uma ação de extensão no Memorial Darcy Ribeiro (Beijódromo) para rememorar os 60 anos do golpe civil-militar brasileiro de 1964. A ação consiste em realizar uma exposição que se baseia em uma série de imagens e fotografias de acervos, frases e de produções de conteúdo que estabeleçam um diálogo sobre a ditadura civil-militar e suas graves violações dos direitos humanos para o fortalecimento de uma política de memória.
Coordenação geral: Prof. Dr. Mateus Gamba Torres
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: Edital DEX Nº 02/2024 – Rede de Casas Universitárias de Cultura – Rede CUC 2024
Memórias de lutas pela democracia no Distrito Federal: lugares, sujeitos e episódios no contexto da ditadura civil-militar brasileira
Resumo: O projeto propõe a realização de um mapeamento de lugares associados a episódios que remetem às memórias das lutas pela democracia no Distrito Federal, no contexto da ditadura civil-militar (1964-1985) brasileira, com ênfase na abordagem de temas sensíveis e formas de resistência de sujeitos (individuais e coletivos) desde a construção de Brasília. A partir deste mapeamento, pretendemos produzir conteúdos de divulgação histórica para cada lugar identificado, contextualizando o tema e indicando narrativas possíveis. O conjunto destas narrativas será apresentado de forma articulada por meio da proposta de um itinerário histórico voltado à educação patrimonial. Serão realizados três eventos públicos relacionados à pesquisa: um seminário parcial; uma oficina formativa e um seminário final.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela, Prof. Dr. Prof. Daniel Faria, Prof.ª Dr.ª Maria Fernanda Derntl
Integrantes: estudantes de graduação e pós-graduação
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: parceria com IPHAN
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Mulheres e (in)justiça na América portuguesa: documentos de liberdade e a agência de forras e escravizadas no Ensino de História
Resumo: Mulheres e (In)justiça na América portuguesa: os manuscritos de liberdade e a agência de forras e escravizadas no ensino de história é um projeto educacional em parceria com o CENTRO DE ENSINO FUNDAMENTAL 01 (Sobradinho, Distrito Federal) e seu programa "Escola Antirracista". Voltado para o diálogo entre História e Ciências Sociais, o projeto visa explorar os papéis das mulheres na América Portuguesa, com foco na luta pela liberdade. Por meio de oficinas quinzenais, os estudantes terão acesso a documentos do Arquivo Histórico Ultramarino, por meio dos quais serão introduzidos à técnica paleográfica. Além disso, a análise historiográfica dos documentos permitirá explorar as interseccionalidades de gênero, raça e classe, destacando as experiências de mulheres forras e escravizadas em suas batalhas judiciais pela liberdade. O projeto visa provocar reflexões críticas sobre as injustiças históricas e suas conexões com questões contemporâneas relacionadas ao racismo, sexismo e à interseccionalidade.
Coordenação geral: Prof. Dr. André Cabral Honor e Prof.ª Dr.ª Luciana Mendes Gandelman
Integrantes: Alexandre Bruno Barzani Santos, Elisângela Barros da Conceição, Fernanda Guimarães de Farias, Flávia Neri Fontinelle de Aguiar, Sarah de Oliveira Marques.
Tipo de atividade de extensão: projeto, produto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @ophunb
Museu Ivo Fonseca
Resumo: O projeto Museu Quilombola Ivo Fonseca é uma colaboração entre a Universidade de Brasília (UnB) e a Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ) criada em 2020 como Centro de Documentação Quilombola Ivo Fonseca (CDIF). O projeto tem o objetivo de contribuir com a promoção da memória quilombola a partir de uma abordagem transdisciplinar que valorize os modos de fazer, viver e criar da experiência quilombola no Brasil.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Mariléa de Almeida (HIS), Prof. Dr. Valdemar de Assis Lima (Museologia)
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @museuivofonseca
Novas perspectivas em História Antiga: Conferências e Oficinas para alunos de graduação e professores do ensino fundamental e médio do DF
Resumo: Trata-se de uma série de três conferências e três oficinas ministradas (uma num dia, outra nos dois dias subsequentes) por convidados de outras universidades, para alunos de graduação e professores do ensino fundamental e médio do DF, às quais se somam atividades de consolidação via debate desses encontros. Estes lidam com temas de História Antiga de interesse comum aos dois públicos, de forma atualizada e levando em consideração novas perspectivas na área.
Coordenação geral: Prof. Dr. Henrique Modanez de Sant'Anna, Prof.ª Dr.ª Camila da Silva Condilo, Prof. Dr. Vicente Dobroruka
Integrantes: André Gustavo M. da Silva, Beatriz Aires Fernandes Cunha, Beatriz Nogueira Moral Felix, Brenda Castro De Morais, Camilla Braga Guimarães, Carolina Cristy Cardoso A., Daniel Oliveira Lima, Daniel Torres Silva, Danilo Corrêa Bernardino, Deborah Andrade da Silva, Emily Sanches Almeida de Sousa, Gabriela Braz Gomes, Guilherme Henrique B. de Almeida, Josue Araujo dos Santos, Karen Luiza Cordeiro Alves, Klabston Herbston do Nascimento, Larissa da Costa Brandão, Léa Barbosa Cseke, Leidiane Rodrigues de Sousa, Leticia Ventura Barreiros Lopes, Manuela Correia Silva, Maria Vitoria Azevedo Alves, Marianne Afonseca Souza, Miguel Cesar Brasil Duarte, Neldo Nunes Marques, Rian Valadares Alves, Rodrigo Nunes do Nascimento, Samuel Bastos de Quental dos Santos, Vera Maria Carvalho da Silva Delmiro,Victor Souza de Aguiar, Vinicius Alves Melo
Tipo de atividade de extensão: projeto
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: horus.unb.br, https://animalia-has.org, http://www.pej-unb.org
Núcleo de Estudos Andinos
Resumo: O Núcleo de Estudos Andinos é um grupo de pesquisa sobre as sociedades andinas aberto à comunidade acadêmica da UnB, assim como a membros externos a ela. Em 2024, os membros do Núcleo se propuseram a estudar as religiões andinas, sejam as pré-colombianas, sejam as atuais, profundamente influenciadas por aquelas. O Núcleo existe há mais de dois anos, embora tenha sido formalizado como projeto de extensão apenas em 2023. Ao longo do tempo, várias obras de autores, andinos ou não, foram discutidas em reuniões mensais as quais têm sido bastante enriquecedoras para os que delas participaram. As reuniões do núcleo ocorrem uma vez por mês, em modo presencial, na última sexta-feira de cada mês.
Coordenador: Prof. Dr. Luiz Paulo Ferreira Nogueról
Integrantes: Pedro Paulo Tominaga (His), Gabriel Mendes (Antro), ALEXANDRE BRUNO BARZANI SANTOS (His), VICTOR FERNANDES XAVIER (Antro), MANUEL HENRIQUE VIEIRA MATRANGOLO (His), Matheus Sampaio Leite de Souza (His), Vinicius Octavio de Melo Prates (His), GUSTAVO GOMES ROCHA (His).
Integrantes: Pedro Paulo Tominaga (His), Gabriel Mendes (Antro), ALEXANDRE BRUNO BARZANI SANTOS (His), VICTOR FERNANDES XAVIER (Antro), MANUEL HENRIQUE VIEIRA MATRANGOLO (His), Matheus Sampaio Leite de Souza (His), Vinicius Octavio de Melo Prates (His), GUSTAVO GOMES ROCHA (His).
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX)
Núcleo de Estudos Mesoamericanos
Resumo: O Núcleo de Estudos Mesoamericanos é um grupo de pesquisa sobre as sociedades mesoamericanas aberto à comunidade acadêmica da UnB, assim como a membros externos a ela. Em 2024, os membros do Núcleo se propuseram a estudar a história mesoamericana, anteriores aos contatos com os espanhóis, a partir de 1519. O Núcleo existe desde 2023, solicitando agora a sua formalização. Desde novembro de 2023 houve duas reuniões para a discussão de obras que abordam a temática mesoamericana, o que se pretende continuar fazendo ao longo de 2024. O núcleo se reúne na primeira sexta-feira de cada mês, em formato presencial.
Coordenação geral: Prof. Dr. Luiz Paulo Ferreira Nogueról
Integrantes: Gabriel Magalhães Mendes (Antro), Gustavo Gomes Teixeira (His).
Tipo de extensão: projeto
Financiamento: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX);
Oficina Permamente de Paleografia
Resumo: Desde 2020, a presente ação de extensão tem o intuito de ser uma oficina permanente de estudos paleográficos para a transcrição e publicação de conjuntos documentais de interesse nacional, cuja salvaguarda está diretamente conectada não apenas à conservação do suporte físico, mas também à elaboração de um suporte virtual com as respectivas transcrições do acervo, facilitando, assim, a pesquisa histórica nessas documentações, vista como ponto-chave para a democratização e a conservação do material arquivístico, além da difusão da técnica paleográfica para a comunidade interna e externa. Em maio de 2024, será oferecido o minicurso com 25 vagas para participação de novos integrantes.
Coordenadores: Prof. Dr. André Cabral Honor e Prof.ª Dr.ª Luciana Mendes Gandelman
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; @paleo.unb no Instagram
Site: www.paleografia.unb.br
Financiamento: Programa Institucional de Bolsas de Extensão (PIBEX); Licenciaturas em Ação (LEA), em parceria com o DEG
Outras Brasílias: ensino de História e divulgação histórica sobre o Distrito Federal
Resumo: No âmbito deste projeto, temos trabalhado em quatro frentes de atuação que envolvem pesquisa, ensino e extensão: a formação docente, a pesquisa histórica, a constituição de acervos público-participativos e a divulgação científica. No âmbito da FORMAÇÃO DOCENTE, atuamos com a oferta de um curso de formação continuada para docentes da rede pública de ensino do DF, que tem hoje 250 profissionais egressos, formados em três edições do curso; além de 200 estudantes de graduação que cursaram a disciplina Laboratório de Ensino de História Outras Brasílias, entre os anos de 2020 a 2022, e uma turma que está sendo formada neste semestre. Naquilo que se refere à PESQUISA HISTÓRICA, além da produção de artigos por meio do PIBIC 2023-2024 e materiais didáticos, se destaca a produção de dossiês investigativos que reúnem fontes documentais, possibilidades de leitura historiográfica e propostas didáticas sobre temas secundarizados na história do Distrito Federal. A frente de atuação que envolve ACERVOS PÚBLICO-PARTICIPATIVOS, resultou na criação do Centro de Memórias do Elefante Branco em 2019, experiência piloto de constituição de um espaço arquivístico do acervo escolar em uma escola pública pioneira do Distrito Federal, o CEMEB. Já a DIVULGAÇÃO HISTÓRICA se efetivou com o desenvolvimento de dois produtos de inovação feitos por equipes multidisciplinares e que produziram materiais inteiramente autorais e que propõem uma leitura crítica sobre a história do DF: i) um jogo virtual em formato visual novel, disponível em sistema android: Atitude Historiadora - histórias no quadradim, que propõe em seu primeiro episódio, uma imersão histórica virtual no contexto de um levante popular ocorrido em Taguatinga-DF às vésperas do golpe militar de 1964; e ii) um podcast histórico-educativo, disponível para acesso pelo Spotify, inspirado em programas de rádio e conversas telefônicas, o Papo de Orelhão, que tematiza em sua primeira temporada o cotidiano de mulheres na construção de Brasília, a partir de um olhar interseccional. Nesta segunda etapa, no ano de 2024, o jogo e o podcast estão dedicados a temas relacionados à ditadura militar e memórias sensíveis no DF.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela (HIS)
Integrantes: estudantes de graduação e pós-graduação
Tipo de atividade de extensão: projeto
Financiamento: Edital Universal CNPq (Grupo de Pesquisa Pluriepistemologias e Ensino de História)
E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Instagram: @outrasbrasiliasunb
Pesquisa-ação no ensino de História. PIBID - História (2022-2024)
Resumo: Contribuir na formação inicial de professores/as de História através do desenvolvimento de projetos de pesquisa-ação focados nos problemas de aprendizagens da História nos anos finais do Ensino Fundamental. Com este objetivo, os estudantes bolsistas do PIBID/História atuaram em duas escolas do Distrito Federal (CEF Caseb da Asa Sul e CEF 02 da Ceilândia). Neste tipo de pesquisa, problematiza-se, planeja-se, implementa-se, descreve-se e avalia-se uma mudança para melhorar o ensino-aprendizagem no contexto escolar. Com isso, buscamos desenvolver nos/as licenciados/as a capacidade de reflexão, ação e investigação no cotidiano escolar, por meio da observação, participação, pesquisa e regência de classe. Trata-se de uma pesquisa “sobre” e “para” o ensino de História, pautada numa prática educativa reflexiva e libertadora, onde se aprende com a experiência e o diálogo com os/as professores/as supervisores/as, em uma ação colaborativa entre a universidade e a escola.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Susane Rodrigues de Oliveira
Supervisores: Profa. Dra. Patricia Nogueira Silva; Prof. Denis Claudio de Siqueira Carvalho; Profa. Samara Ferreira da Silva Gonçalves.
Bolsistas: Damares Cristine Ferreira Barbosa; Joao Carlos Maciel Pierre Pontes; Leticia Araujo De Sousa; Maria Antonia Yasmin Lima Silva; Matheus Sampaio Leite De Souza; Suellen Vitoria Costa Barbosa; Thaivone Sousa Dos Santos; Victor Souza De Aguiar; Arlen Luan Nascimento Da Silva; Bruno de Jesus Ribeiro Vieira; Eduardo De Oliveira Rodrigues; Gabriela De Souza Itacarambi; Maria Clara Alves Da Costa; Maria Julia Carritilha Ribeiro Da Costa; Nathalia Tavares Vilela de Oliveira; Nicolle Maria Guimaraes Freitas; Malcolm Gentil Felipe Da Cruz; Luiz Henrique Alves Spindola Martins; Fabricius Dos Santos De Albuquerque Costa; Guilherme De Assis Vasconcelos; Jorge Bitar; Juliane Barros Lima; Marcelo Dos Santos Solon; Vitoria Araujo Pinheiro; Viviane Da Silva Oliveira; Julia Campos.
Integrantes: Alexandre Bruno Barzani Santos, Elisângela Barros da Conceição, Fernanda Guimarães de Farias, Flávia Neri Fontinelle de Aguiar, Sarah de Oliveira Marques.
Tipo de atividade de extensão: projeto de PIBID
Financiamento: Edital PIBID do DEG
Atividades de extensão do HIS concluídas ou contínuas
História Moderna na Wikipédia
Resumo: Apesar de sua centralidade cognitiva e popularidade de acesso entre a população brasileira em geral, incluindo estudantes, a Wikipédia ainda é vista com desconfiança por parte da comunidade acadêmica por ter parâmetros de produção divergentes dos científicos. Buscando solucionar este problema, este projeto de extensão consiste na criação e edição de verbetes na Wikipédia lusófona relativos à época moderna (1400-1700) por estudantes de graduação da UnB a partir dos parâmetros profissionais da História e dos critérios da enciclopédia virtual. Além da criação e melhoria dos verbetes, o projeto promoverá reuniões internas de trabalho; capacitação discente em humanidades digitais e em edição-criação na Wikipédia; oficinas e eventos junto ao público externo com o suporte da Wiki Movimento Brasil (WMB), tendo como público-alvo a comunidade externa à UnB para sua capacitação como editores-utilizadores da plataforma em processo dialógico, interdisciplinar e colaborativo.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Marina Bezzi
Coordenação adjunta: Amanda Jurno (Wiki Movimento Brasil)
Integrantes: Pedro Henrique Affonso de Paula, Clara Linhares Sautchuk, Julia Borges Sales, Vinícius David Lopes Martins, Manuel Henrique Vieira Matrangolo, Vitor Miquelino Tomé
Tipo de atividade: projeto, produto
Financiamento: Edital PIBEX 2023 DEX UnB
Núcleo de Estudos MesoamericanosNós do HIS: repositório de materiais didáticos e de divulgação histórica no Distrito Federal
Resumo: O projeto Nós do HIS propõe a criação de um site em formato de repositório que reúna materiais didáticos e de divulgação histórica relacionados à história do Distrito Federal já produzidos, tanto por estudantes de graduação em História em disciplinas e atividades de extensão realizadas no âmbito do curso, quanto por docentes que atuam na rede pública de ensino. A curadoria será feita pela equipe organizadora da proposta, a partir de chamada pública amplamente divulgada entre professores e estudantes de História, visando reunir produtos inovadores, adequados ao uso em sala de aula na educação básica, a partir de diferentes suportes e linguagens. Serão realizados eventos que articulem escolas e a UnB, estabelecendo uma rede de pesquisa aplicada ao ensino de História.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela e Prof. Dr. Daniel Gomes de Carvalho
Tipo de extensão: projeto, produto.
Financiamento: Edital PIBEX 2023 DEX UnB
Escola de História das Ciências
Resumo: Recentemente, o encontro de duas crises – a crise sanitária, provocada pela pandemia, e a chamada "crise de confiança" na ciência – fez multiplicar os argumentos em defesa da relevância cultural e social da História das Ciências. Os historiadores das ciências foram incitados a se manifestar sobre a questão da autoridade científica e a mediação entre políticos, cientistas e público diante da urgência da pandemia. Num cenário marcado também pelo questionamento público da validade das explicações e recomendações dos cientistas, a História das Ciências foi chamada para ajudar a barrar a reativação de irracionalismos superados e para confirmar que o conhecimento científico ainda é a melhor forma de conhecimento disponível para enfrentar a situação. Considerando, também, a ênfase que a nova BNCC dá ao chamado "letramento científico", propomos o desenvolvimento de ações de difusão e de capacitação docente sobre temas de História das Ciências, voltadas para alunos de Licenciatura da UnB e professores das redes públicas de ensino no Distrito Federal. A partir do diálogo com os docentes da rede básica, buscaremos entender suas necessidades e perspectivas para a elaboração de material didático sobre a História das Ciências em perspectiva interdisciplinar. O projeto pretende, dessa maneira, explorar o potencial efetivo do ensino de História das Ciências para o letramento científico e para a humanização das ciências. O projeto foi proposto na sequência da realização, em 2021, do evento de extensão "I Escola de História das Ciências da UnB": https://epistasthaigrupo.wixsite.com/epistasthai/iijornadas.
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Santos Almeida
Coordenação adjunta: Hallhane Machado
Integrantes: ALEXANDRE HENRIQUE DE CARVALHO REIS, LUCAS DEIBSON ASSUNCAO DE SOUSA, Gabriel Choucair Garcia.
Tipo de atividade: projeto
Centro de Memórias do Elefante Branco
Resumo: A proposta aqui apresentada é parte de uma ação de extensão iniciada em agosto de 2019 - sob a coordenação do Departamento de História da UnB em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEEDF – e que teve como resultado a constituição de um Centro de Memórias no Centro de Ensino Médio Elefante Branco- CEMEB, sendo esta uma experiência piloto no Distrito Federal. Consiste em um projeto de extensão que busca aproximar universidade e escola, a partir de atividades de pesquisa e ensino que envolvem a formação inicial, associada às disciplinas de estágio supervisionado, mas também estudantes da pós-graduação. São previstas atividades que tomem como mote o acervo escolar do CEMEB, sendo elas relativas a três eixos: a) o tratamento arquivístico de fontes documentais do Centro de Memórias; b) a produção de materiais didáticos e outros produtos de divulgação histórica sobre a história do DF; e c) a realização de ações culturais e educativas comemorativas aos 60 anos do CEMEB e que envolvam conceitos como identidade, pertencimento, memória, direitos humanos, história local e patrimônio.
Coordenação geral: Prof.ª Drª Cristiane Portella
Tipo de atividade: projeto
Escola de História das Ciências
Resumo: Recentemente, o encontro de duas crises – a crise sanitária, provocada pela pandemia, e a chamada "crise de confiança" na ciência – fez multiplicar os argumentos em defesa da relevância cultural e social da História das Ciências. Os historiadores das ciências foram incitados a se manifestar sobre a questão da autoridade científica e a mediação entre políticos, cientistas e público diante da urgência da pandemia. Num cenário marcado também pelo questionamento público da validade das explicações e recomendações dos cientistas, a História das Ciências foi chamada para ajudar a barrar a reativação de irracionalismos superados e para confirmar que o conhecimento científico ainda é a melhor forma de conhecimento disponível para enfrentar a situação. Considerando, também, a ênfase que a nova BNCC dá ao chamado "letramento científico", propomos o desenvolvimento de ações de difusão e de capacitação docente sobre temas de História das Ciências, voltadas para alunos de Licenciatura da UnB e professores das redes públicas de ensino no Distrito Federal. A partir do diálogo com os docentes da rede básica, buscaremos entender suas necessidades e perspectivas para a elaboração de material didático sobre a História das Ciências em perspectiva interdisciplinar. O projeto pretende, dessa maneira, explorar o potencial efetivo do ensino de História das Ciências para o letramento científico e para a humanização das ciências. O projeto foi proposto na sequência da realização, em 2021, do evento de extensão "I Escola de História das Ciências da UnB": https://epistasthaigrupo.wixsite.com/epistasthai/iijornadas.
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Santos Almeida
Coordenação adjunta: Hallhane Machado
Integrantes: ALEXANDRE HENRIQUE DE CARVALHO REIS, LUCAS DEIBSON ASSUNCAO DE SOUSA, Gabriel Choucair Garcia.
Tipo de atividade: projeto
História Moderna na Wikipédia
Resumo: Apesar de sua centralidade cognitiva e popularidade de acesso entre a população brasileira em geral, incluindo estudantes, a Wikipédia ainda é vista com desconfiança por parte da comunidade acadêmica por ter parâmetros de produção divergentes dos científicos. Buscando solucionar este problema, este projeto de extensão consiste na criação e edição de verbetes na Wikipédia lusófona relativos à época moderna (1400-1700) por estudantes de graduação da UnB a partir dos parâmetros profissionais da História e dos critérios da enciclopédia virtual. Além da criação e melhoria dos verbetes, o projeto promoverá reuniões internas de trabalho; capacitação discente em humanidades digitais e em edição-criação na Wikipédia; oficinas e eventos junto ao público externo com o suporte da Wiki Movimento Brasil (WMB), tendo como público-alvo a comunidade externa à UnB para sua capacitação como editores-utilizadores da plataforma em processo dialógico, interdisciplinar e colaborativo.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Marina Bezzi
Coordenação adjunta: Amanda Jurno (Wiki Movimento Brasil)
Integrantes: Pedro Henrique Affonso de Paula, Clara Linhares Sautchuk, Julia Borges Sales, Vinícius David Lopes Martins, Manuel Henrique Vieira Matrangolo, Vitor Miquelino Tomé
Tipo de atividade: projeto, produto
Financiamento: Edital PIBEX 2023 DEX UnB
Jogo Atitude Historiadora - Histórias no Quadradim: produto didático e de divulgação histórica sobre o Distrito Federal
Resumo: O projeto propõe a construção de um jogo digital com propósito educativo nomeado "Atitude Historiadora: histórias no quadradim". Elaborado para uso em dispositivos móveis (mobile), o aplicativo mistura pesquisa histórica e gamificação, problematizando episódios pouco conhecidos na historiografia do Distrito Federal. Por meio do jogo, os usuários poderão interagir com fontes históricas, atuando como historiadores(as) em busca de indícios que permitam construir narrativas contra-hegemônicas da história local. O episódio piloto do jogo tratará de um evento ocorrido em Brasília às vésperas do golpe militar, em março de 1964, investigando a mobilização popular que foi denominada pela equipe de pesquisa do Projeto Outras Brasílias como Levante da Turma da Boa Vontade, a partir do uso de jornais da época como fontes documentais. O segundo episódio tem como mote, ocorrências policiais que registram situações de violência contra mulheres no período da construção da nova capital, entre os anos de 1957 e 1961, a partir da análise de livros-ata produzidos pela Divisão de Segurança da NOVACAP no período analisado. Ao final do projeto, teremos como produtos: dois episódios do Jogo Atitude Historiadora, devidamente testados e em funcionamento, executando o Projeto de Game Design elaborado por equipe multidisciplinar em projeto de extensão anterior, subsidiado por bolsas do Edital Licenciaturas em Ação.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portella
Tipo de atividade: projeto, produto.
Financiamento: Edital Licenciaturas em Ação 2023
Nós do HIS: repositório de materiais didáticos e de divulgação histórica no Distrito Federal
Resumo: O projeto Nós do HIS propõe a criação de um site em formato de repositório que reúna materiais didáticos e de divulgação histórica relacionados à história do Distrito Federal já produzidos, tanto por estudantes de graduação em História em disciplinas e atividades de extensão realizadas no âmbito do curso, quanto por docentes que atuam na rede pública de ensino. A curadoria será feita pela equipe organizadora da proposta, a partir de chamada pública amplamente divulgada entre professores e estudantes de História, visando reunir produtos inovadores, adequados ao uso em sala de aula na educação básica, a partir de diferentes suportes e linguagens. Serão realizados eventos que articulem escolas e a UnB, estabelecendo uma rede de pesquisa aplicada ao ensino de História.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela e Prof. Dr. Daniel Gomes de Carvalho
Tipo de extensão: projeto, produto
Financiamento: Edital PIBEX 2023 DEX UnB
Paleografando as mulheres na História do Brasil: visibilidade e crítica social na escola
Resumo: “Paleografando as mulheres na História do Brasil: visibilidade e crítica social na escola” é um projeto de História em diálogo com a Ciências Sociais destinado ao Centro de Ensino Médio Paulo Freire. Visa promover, através do ensino da técnica paleográfica e da mobilização dos saberes dos estudantes, uma nova perspectiva acerca das trajetórias e papéis desempenhados por mulheres na América Portuguesa e no início do Império. No formato de oficinas quinzenais, os estudantes terão contato com fontes históricas que abordam a temática da agência feminina, e farão a crítica documental, relacionando as questões acerca das relações de gênero que ligam a atualidade às problemáticas históricas inscritas na documentação.
Coordenadores: Prof. Dr. André Cabral Honor e Prof.ª Dr.ª Luciana Mendes Gandelman
Integrantes: Antônio David de Oliveira Mansur, Bruna Souza Soares, Fernanda Guimarães de Farias, Marina Barreto Corrêa e Patrick Nunes Pereira.
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.; @paleo.unb no Instagram
Site: www.paleografia.unb.br
Financiamento: Edital Licenciaturas em Ação 2023 DEX-DEG UnB
Papo de Orelhão: Podcast do Projeto Outras Brasílias
Resumo: Propomos a construção de um núcleo criativo interdisciplinar que visa a produção de audiografias histórico-educativas que problematizem narrativas contra-hegemônicas sobre a história do Distrito Federal. As audiografias deste gênero, consistem em formas de produzir história pública através da utilização da linguagem do rádio, compondo narrativas a serem veiculadas em redes virtuais junto com ações educativas presenciais, voltadas para a articulação entre a universidade, as escolas públicas e espaços comunitários do Distrito Federal. A proposta aqui apresentada é desdobramento do Projeto Outras Brasílias, uma ação de extensão aliada a atividades de pesquisa e de ensino, experienciadas desde janeiro de 2019, sob a coordenação institucional do Departamento de História da UnB em parceria com a Secretaria de Educação do Distrito Federal- SEDF. Um dos resultados desta iniciativa foi a produção de pesquisas que resultaram na elaboração colaborativa de dez (10) dossiês investigativos sobre a história do Distrito Federal (seguem anexos alguns exemplos destes materiais), e que assumirão o lugar de ponto de partida para o projeto. Cada um destes materiais autorais é mobilizado por uma temática específica e por abordagens metodológicas múltiplas, mas que sempre recorrem a fontes históricas de acervos públicos do DF: seja a partir de registros textuais como ocorrências policiais, recortes de jornais e correspondências; ou fontes imagéticas como fotografias, registros cartográficos ou audiovisuais; além de relatos orais, entre outros tipos documentais. A ideia é que os dossiês investigativos sejam analisados por este núcleo criativo e motivem a construção dos roteiros audiográficos, transpondo o conteúdo autoral do material para exposições abertas à visitação no Memorial Darcy Ribeiro, utilizando, para tanto, de linguagens diversas, de modo a complementar e dialogar com os produtos audiográficos elaborados. O projeto visa, em um primeiro momento, compor um grupo de estudos interdisciplinar, de modo que se origine um núcleo criativo responsável por mobilizar pesquisas sobre os temas, realizar um diagnóstico de iniciativas afins e organizar a produção do material em áudio. Em seguida, serão produzidos seis produtos audiográficos histórico-educativos, que tomarão como mote os dossiês investigativos, e realizaremos três ações educativas, acompanhadas por eventos de lançamento específicos para cada uma delas. As ações ocorrerão em formato híbrido, priorizando atividades presenciais, caso as condições epidemiológicas sejam favoráveis. Ao final, espera-se reunir os resultados da experiência no repositório do Projeto Outras Brasílias e publicar artigos, relatos de experiência e outros produtos autorais, perspectivando cenários para a continuidade da produção das audiografias e aprimoramento das ações educativas realizadas.
Coordenação geral: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela
Financiamento: Edital CUC 2023 DEX UnB
AESOPICA - As fábulas de Esopo: filosofia, ética e sabedoria popular
Projeto de extensão da Cátedra UNESCO Archai do Programa de Pós-Graduação em Metafísica da Universidade de Brasília. Coordenação: Gabriele Cornelli. Equipe do HIS: Prof. Dr. Henrique Modanez de Sant’Anna. Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Link para site.
Atlas Digital da América Lusa
Resumo: O Atlas é uma proposta colaborativa, que congrega pesquisadores de diversas instituições. A ferramenta base foi desenvolvida pelo Laboratório de História Social (LHS) da Universidade de Brasília, usando tecnologia do Ministério do Meio Ambiente, o software I3GEO. O LHS/UnB também produziu mapas base com informações de unidades urbanas e populacionais do período entre 1500 e 1800, além de outros bancos de dados de informações geográficas. Sendo uma ferramenta colaborativa, no espírito da chamada web 2.0 no qual há ênfase no trabalho de equipe e troca livre de informações, o ATLAS DIGITAL DA AMÉRICA LUSA é um espaço de interação. Nele podem ser publicados dados espacializados de diversas pesquisas ou mesmo informações que possam passar pelo processo de geoprocessamento a cargo do LHS/UnB. A ideia é que diversos pesquisadores possam enviar informações de seus estudos e, ao mesmo tempo, usufruir deste grande banco de dados coletivo revisado, organizado e certificado, assim como da cartografia produzida.
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Gil
Contato: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Site: http://lhs.unb.br/atlas
Tipos de atividade: projeto e produto
Café História
O Café História é um portal de divulgação científica criado pelo historiador Bruno Leal (UnB), em 2008. Toda segunda-feira, publicam o “especial da semana” (artigo, entrevista, bibliografia comentada ou história importada). E de terça a sexta, notícias sobre história. Todos os colaboradores e colaboradoras são especialistas reconhecidos(as) no campo e convidados(as) pelo Café História.
Tipo de atividade de extensão: produto
Vigência: contínuo
Contato: www.cafehistoria.com.br
Cliomática
Resumo: A proposta deste portal é construir um site de referências em pesquisa na área de história, tendo como ponto central a utilização de métodos e técnicas que se tornaram acessíveis através da incorporação da informática no cotidiano da investigação. Por "História Digital" podemos entender muitas coisas. Neste projeto, a entendemos como a história produzida a partir de métodos baseados em computação. Este projeto pode servir para professores da rede pública, assim como historiadores não acadêmicos (ainda que acabe sendo mais usado pelos acadêmicos).
Tipo de atividade: projeto e produto
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Gil
História Pirata
Podcast de História criado por Daniel Gomes de Carvalho (HIS-UnB) e Rafael Verdcasa.
Tipo de atividade: produto
Contato: eEste endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. Link para ouvir. Instagram @historiapirata.
Idade Média na Escola
O site constitui-se num repositório de pesquisa, informação e divulgação do ensino de Idade Média contribuindo para a construção por parte de alunos/alunas e professores/professoras de um saber crítico sobre a História Medieval e para a intensificação das relações entre a Universidade e a escola. Criação e edição: Edlene Oliveira Silva (HIS-UnB).
Tipo de atividade: produto
Vigência: contínuo
Contato: www.idademedianaescola.com.br
PIBID HIS/SOL: A pesquisa como estratégia metodológica para o ensino em História e Sociologia na Educação Básica
Resumo: Projeto Interdisciplinar desenvolvido entre as licenciaturas de Ciências Sociais e História. O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é uma política pública voltado à valorização das licenciaturas no Brasil, possibilitando aos estudantes das licenciaturas a inserção nas escolas de Educação Básica para a realização de pesquisas e projetos voltados às demandas de sua área de formação. Na edição PIBID UnB 2020/2021, propomos a elaboração e execução de sequências didáticas para o uso de fontes documentais que fazem parte do acervo escolar do CEMEB, tendo sido estas mapeadas a partir do Centro de Memórias do Elefante Branco. O CEMEB é uma escola pública pioneira no DF, inaugurada em 1961 e localizada no Plano Piloto, mas que acolhe a estudantes de diversas cidades de periferia e entorno do DF. A iniciativa do PIBID HIS/SOL é orientada pelo princípio metodológico de que a investigação/ pesquisa científica pode ser mote para o ensino de Ciências Humanas e Sociais na educação básica.
Tipo de atividade: produto, serviço.
Coordenação: Prof.ª Dr.ª Cristiane Portela (HIS-UnB) e Prof. Dr. Marcelo Cigales (SOL-UnB). Instagram @PIBIDiario.
Reintegração de Posse: Narrativas da Presença Negra na História do Distrito Federal
Exposição histórico-fotográfica sob coordenação geral e curadoria da Prof.ª Dr.ª Ana Flávia Magalhães Pinto (HIS-UnB). Museu Nacional da República, 12-29/09/2019. Pontos de ônibus do SCS e do SBS, de 19/11/2020 a 16/02/2021. Restaurante Universitário do Campus Darcy Ribeiro, 21-25/10/2019. Instagram @historianegradf.
Projeto Sentinela
Resumo: O objetivo deste portal é apresentar uma coleção digitalizada de edições do célebre jornal "Sentinela", existente na cidade de Canela nas décadas de 1940 e 1950. Essas edições eram raras e só existiam na forma de duas coleções encadernadas de seis volumes, uma existente na Biblioteca Pública de Canela e outra em uma escola da rede estadual no mesmo município, sem que seja conhecida outra copia. A digitalização dos acervos, sua organização e publicação online foram realizadas em parceria pelo Laboratório de História Social da Universidade de Brasília e o Centro de Memória do Trabalho do município de Canela.
Coordenação geral: Prof. Dr. Tiago Gil
Tipo de atividade: projeto, produto.
Memória e Ditadura Militar nas Escolas Públicas do Distrito Federal
Mais informações: https://linktr.ee/memoriaditadura