O Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília (ICH/UnB) repudia veementemente os atos terroristas e golpistas ocorridos no dia 08 de janeiro de 2023, em ataque frontal à democracia brasileira. Os acontecimentos no Brasil e em diversas partes do mundo nos últimos anos nos mostram que as democracias são frágeis e exigem vigilância e defesas constantes. Atos contrários às instituições democráticas devem ser punidos com o rigor das leis. Faz-se urgente, assim, a apuração dos fatos e a responsabilização e punição dos participantes das ações de hoje, dos seus articuladores, dos financiadores e dos agentes públicos que, de modo direto ou por omissão, colaboraram para a concretização dos atos criminosos testemunhados pelo Brasil e pelo mundo. Sem anistia.

Instituto de Ciências Humanas