MENU



Prof. Dr. Tiago Santos Almeida


Área: Teoria e Metodologia da História
Sala: 26
Atendimento: agendamento por e-mail.
email Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
 

Resumo

Formado em História Licenciatura pela Universidade Federal de Sergipe. Mestre e Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo, com estágio-sanduíche no Centre de Philosophie Contemporaine da Université Paris 1 Panthéon-Sorbonne. Foi professor colaborador e pesquisador de pós-doutorado (PNPD/CAPES) junto à Faculdade de História e ao Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Goiás. Foi pesquisador visitante e docente colaborador do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia. É autor do livro “Canguilhem e a gênese do possível: estudo sobre a historicização das ciências” (2018) e organizador do livro “Historicidade e Objetividade” (2017), com artigos de Lorraine Daston. Foi coordenador do GT História da Ciência e Tecnologia da ANPUH-GO e do grupo de pesquisa EPISTASTHAI – Epistemologia e História Comparada das Ciências Humanas (UFF/CNPq). Editor Associado de Transversal: International Journal for the Historiography of Science, membro do conselho editorial da Revista de Teoria da História, da UFG, e da equipe editorial da revista História, Histórias, do PPGHIS-UnB.

Temas de interesse

Teoria e Metodologia da História; História da Historiografia; História das Ciências, da Medicina e das Tecnologias; Epistemologia Histórica; História dos Conhecimentos.

Atividades de ensino, pesquisa e extensão no HIS

Ministra disciplinas de graduação da área de Teoria e Metodologia da História. Orienta estudantes na linha de pesquisa “Ideias, Historiografia e Teoria”, do Programa de Pós-Graduação em História. Coordenador geral do projeto de extensão “Escola de História das Ciências” (2023-2024). Membro da equipe editorial da revista História, Histórias (PPGHIS).

Orientação

Graduação

Grupos de pesquisa

Principais publicações

Livros e capítulos
ALMEIDA, Tiago Santos. Canguilhem e a gênese do possível: estudo sobre a historicização das ciências. São Paulo: Ed. Liber Ars, 2018.
Resenha publicada na revista Asclepio (Espanha), por Francisco Vázquez García: https://asclepio.revistas.csic.es/index.php/asclepio/article/view/1082
DASTON, Lorraine. Historicidade e Objetividade. Tiago Santos Almeida (org.). Tradução de Derley M. Alves e Francine Iegelski. São Paulo: Ed. Liber Ars, 2017.
ALMEIDA, Tiago Santos. Para uma historiografia epistemológica. In: LIRA, Larissa Alves de et al (org.). Geografias das ciências, dos saberes e da história da geografia. São Paulo: Alameda, 2020, p. 45-68.
Artigos e outras publicações
ALMEIDA, Tiago Santos. Manifesto: estudo de caso sobre a noção de “gênero epistêmico”, de Gianna Pomata. História da Historiografia, v. 15, n. 40, 2023 (no prelo).
ALMEIDA, Tiago Santos. Ontologia para historiadores: do trauma à nostalgia. Varia Historia, v. 38, n. 78, 2022, p. 933-969.
ALMEIDA, Tiago Santos. Historicity, Historiography and Hope: The Moral Economy of Health. Transversal – International Journal for the Historiography of Science, v. 1, p. 1-10, 2021.