O Instituto de Ciências Humanas da Universidade de Brasília registra e lamenta profundamente o falecimento do Prof. Dr. Noé Freire Sandes, da Universidade Federal de Goiás, ocorrido no dia 8 de setembro de 2020. Egresso da graduação (1984) e do mestrado (1989) em História da UnB, o Prof. Noé Sandes é o autor de importantes estudos sobre aspectos da formação nacional brasileira entre o final do século XIX e as primeiras décadas do século XX e, em especial, dos livros: A invenção da nação entre a monarquia e a república (2000), Nação, políticas de saúde e identidade (2002), O tempo revolucionário e outros tempos. O jornalista Costa Rego e a representação do passado, 1930-37 (2012). Foi, além disso, um colaborador próximo e frequente de atividades acadêmicas do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em História da UnB. Enfrentou, nos últimos anos, uma doença neurodegenerativa que em 2018 o havia forçado a se aposentar. O seu falecimento é sentido como uma enorme perda para a comunidade dos historiadores e humanistas brasileiros e, especialmente, do Centro-Oeste.

Para mais informações sobre a trajetória do Prof. Noé Sandes, leia-se a homenagem redigida pelo Prof. Marlon Salomon - https://pos.historia.ufg.br/n/133298-homenagem-ao-professor-noe-freire-sandes-por-marlon-salomon

Professor Noé

Noé Freire Sandes (1940 - 2020)